Notícias Voltar

Temática da Semana da Pátria 2023 - Estadual e MunicipalTemática da Semana da Pátria 2023 - Estadual e Municipal

24/08/2023 tematica-da-semana-da-patria-2023---estadual-e-municipal

Revolução Assisista"

Os confrontos entre sul-rio-grandenses começaram em 1835, com a Revolução Farroupilha, que se estendeu até 1845. Depois veio a Revolução Federalista, em 1893, conhecida por sua violência. A última guerra entre povos do Rio Grande do Sul foi a Revolução de 1923, em alusão ao ano em que ela começou e terminou.

Nessa época, o Estado estava dividido entre os aliados de Borges de Medeiros, que foi reeleito presidente do Rio Grande do Sul em 1923, e os aliados de Assis Brasil, seu opositor.

Os correligionários de Borges de Medeiros usavam lenços brancos no pescoço e tinham o apelido de “chimangos”. Já os correligionários de Assis Brasil usavam lenços vermelhos, eram os “maragatos”, e lutavam por uma oposição organizada e pela descentralização política.

A Revolução de 1923, que começou no fim de janeiro daquele ano, depois do anúncio do resultado da eleição, terminou em dezembro, com o Pacto de Pedras Altas.

O tema Municipal da Semana da Pátria 2023, "Professores  do Município e Estado". Desde à aurora da civilização do que entendemos como horizonte primário da Sociedade Humana enquanto uma organização social e dotada de certo estruturalismo, o papel do professor foi de protagonista. Pois incumbia-se a ele a tarefa de transmitir grande e substancial parte do conhecimento já acumulado para às gerações futuras, seja na escrita e leitura, na aritmética ou mesmo nos costumes de um povo. Contudo os tempos mudaram, as eras invariavelmente se sucederam, a Educação igualmente modificou-se, a forma como escrevemos, como calculamos também evoluiu, mas o ato supremo de ensinar ainda continua a ser carregado de magia e nobreza. E neste dia é tempo de homenagear os grandes personagens da nossa nação, eles que dedicam as suas vidas com todo o amor a ensinar os "Professores e Professoras que atuam aqui em nosso Município", são eles e elas os homenageados da Semana da Pátria de 2023.

 Trabalhar com a educação, merece todo nosso respeito e admiração, e é por este nobre motivo que na data de hoje, aqui neste educandário onde sonhos e projetos tomam forma e a criatividade ganha sublimes asas, que queremos não somente agradecer, mas sobretudo reconhecer a labuta e dedicação dos nossos professores e professoras de Paulo Bento. Esta é uma das profissões mais importantes do mundo, semear o conhecimento é algo vital e motor primário da civilização. Algumas pessoas marcam a nossa vida, deixam mensagens que nunca se apagam das nossas mentes. Seus ensinamentos se tornam aprendizados e levamos para sempre conosco. Ser professor é ensinar e educar, mas também aprender com seus alunos e constantemente renovar suas aprendizagens, é passar horas planejando, revendo, estudando, para preparar as suas aulas. Ser professor é sair da escola e levar no coração e no pensamento os seus alunos, suas preocupações e necessidades, é uma atividade de grande dedicação e abnegação. Depois de muitos anos lembrar do rosto de todos os alunos com saudade, carinho e nostalgia. Ser professor é muito mais que exercer uma profissão, é uma vocação, uma missão, um dos mais importantes ofícios dos quais depende o futuro de uma nação! E tantas vezes é também ser pai, mãe, amigo e companheiro.





Compartilhar:
| WhatsApp